Programa Na Mão Certa

De olho no assunto

Projeto de prevenção, enfrentamento da violência sexual de crianças é aprovado

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá aprovou no dia 22 de novembro o projeto de lei 069/11, que institui a Política Estadual de Prevenção, Enfrentamento a Práticas de Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Amapá e contribui com o trabalho desenvolvido pelo Fórum Amapaense de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que integra a Rede Abraça-me. Estatísticas revelam que meninas são as maiores vítimas, em 83,96% dos casos.
Diário do Amapá - 23/11

Brasil mudará combate à Aids e foco vai ser na prevenção de jovens

O ministério da Saúde afirmou que a campanha deste ano contra o HIV excluirá estratégias clássicas e manterá o foco em novos formatos, especialmente para atingir jovens. Redes sociais, programas populares de TV e shows serão instrumentos da campanha, que teve início em 1º de dezembro e terminará no Carnaval. Mulheres de 13 a 29 anos e homens homossexuais de 15 a 24 anos serão o enfoque principal da mobilização. Dados do Uniaids mostraram que, em escala mundial, a década de 2000 terminou com aumento de 17% no número de pessoas vivendo com HIV: de 28,6 milhões em 2001 para 34 milhões em 2010. A redução de mortes caiu 18% se comparada ao pico de 2006.
Notícia publicada nos principais jornais do País em 27/11

Combate à exploração de crianças e adolescentes é tema de Jornada Estadual

Após percorrer sete municípios em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, mobilizando mais de duas mil pessoas entre agosto e novembro, a IX Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes chegou a seu fim no último dia 28, em Gravataí. O circuito é organizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, mantida pelo grupo de comunicação RBS, em conjunto com a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Essa edição teve como tema “O Desafio do Financiamento e da Qualificação dos Serviços em Rede”, e visou mobilizar a sociedade para tratar assuntos relacionados à violência sexual contra meninos e meninas, bem como mostrar as consequências desse ato. O município foi escolhido para encerrar a série de audiências públicas que já percorreram os municípios de Santa Maria, Rio Grande, Santa Rosa, Passo Fundo, Uruguaiana e Caxias do Sul.
Prefeitura de Gravataí – 28/11

Turismo e Esporte participam de debate sobre proteção da criança e do adolescente

O 2º Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pela Fundação Abrinq, reuniu em 24 de novembro representantes de ministérios, secretarias e outras entidades para discutir políticas públicas de garantia dos direitos de crianças e adolescentes com a proximidade dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará. Instituições do governo afirmaram estar abertas à temática da proteção da criança e do adolescente, e o diretor do departamento de futebol do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, ressaltou que desenvolvimento econômico do país, resultante das obras em função da Copa, deve andar em conjunto com as políticas de desenvolvimento social. O Brasil deve receber mais de 600 mil turistas em 2014.
Portal da Copa - 25/11

 

  Leia também  

Comitê de Gestão Participativa do Biênio 2012/2013 será fechado em 16/12
Polícia Rodoviária Federal irá acirrar a fiscalização sobre exploração sexual nas estradas
Música e sensibilização, ótimas opções para presentear funcionários no final de ano
Casos de violência sexual aumentam mais de 100% no Amazonas
Ação Empresarial: BP Biocombustíveis
Ação Empresarial: SETCERGS
Ciclo de Workshops Regionais
Globo Estrada Na Mão Certa

 

Voltar