A exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias está ligada à cadeia de negócios de empresas que usam o transporte rodoviário para movimentar suas mercadorias. A pesquisa O Perfil do Caminhoneiro no Brasil, realizada pelo Programa Na Mão Certa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostra que 36,8% dos caminhoneiros entrevistados já fizeram sexo com crianças ou adolescentes em situação de exploração. O Programa Na Mão Certa trabalha para reverter esse número e transformar os motoristas de caminhão em aliados da causa.
As empresas recebem orientações sobre como agir diante do problema e instrumentos pedagógicos para serem usados junto aos motoristas de caminhão, sejam eles contratados ou terceirizados.
Para o Programa Na Mão Certa estar presente no dia a dia desse público e mudar a atual realidade das estradas, três etapas precisam ser cumpridas:
O Projeto de Educação Continuada segue etapas definidas. Uma delas é a realização do Ciclo de Workshops Regionais. São encontros periódicos que acontecem em todas as regiões do Brasil. Ali, representantes das empresas recebem informações e materiais que contribuem para suas ações internas e externas, principalmente no que diz respeito à educação continuada dos caminhoneiros.
O representante da empresa é capacitado para atuar como Multiplicador. Seu papel é fazer a ponte entre o Programa Na Mão Certa e o motorista de caminhão.
O Multiplicador tem uma responsabilidade pedagógica com o caminhoneiro. Para auxiliar neste trabalho, o Programa Na Mão Certa desenvolveu o Guia do Multiplicador, ferramenta de apoio e orientação sobre como atuar junto aos motoristas. Apresenta o passo a passo para a implantação na empresa de ações educativas bem planejadas, de caráter contínuo e permanente.
São tarefas do Multiplicador:
O Multiplicador também recebe uma ficha de apoio para cada novo Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros lançado pelo Programa Na Mão Certa. Cada exemplar contém informações detalhadas sobre como ele deve aplicar os materiais nas reuniões organizadas com os motoristas de caminhão.