A Childhood Brasil trabalha para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no país, seja em parceria com empresas, com a sociedade civil ou com o governo. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e a exploração sexual sejam pauta de políticas públicas e privadas oferecendo informação, soluções e estratégias para os diferentes setores da sociedade.
Criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia com o objetivo de proteger a infância e “garantir que as crianças sejam crianças”, a Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional que conta com mais três escritórios: Estados Unidos, Alemanha e Suécia.
A Childhood Brasil influencia políticas públicas, trabalha junto ao setor privado e estimula a sociedade civil a olhar para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Trabalha com três frentes de atuação: ADVOCACIA, ASSESSORIA e ENGAJAMENTO.
A área de advocacia atravessa todas as ações da Childhood Brasil, reforçando a postura da organização de incentivar a implementação de políticas públicas e a participação dos atores envolvidos por meio da disponibilização de conceitos e metodologias adequados. Essa área busca a efetivação dos direitos que contribuam para a prevenção e enfrentamento da Violência sexual contra crianças e adolescentes na sociedade.
Na frente de assessoria, é a referência importante de conhecimentos, metodologias e de articulação entre atores-chave do setor público ou privado para a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta frente trabalhamos principalmente com os seguintes setores: Transporte e logística, Grandes Empreendimentos, Justiça e Turismo, incluindo grandes eventos.
Já engajamento tem o objetivo de mobilizar a sociedade no apoio à proteção da infância e adolescência, por meio de uma comunicação eficaz sobre a questão e o que pode e deve ser feito. Além da comunicação, também são desenvolvidos estudos e pesquisas para melhorar o entendimento da causa. Não só com o objetivo de monitorar e aprimorar nossas intervenções, mas de contribuir com políticas públicas e privadas a partir do melhor entendimento sobre o fenômeno.
Perpassando pelas três frentes de atuação, a Childhood Brasil possui atualmente cinco programas e projetos próprios: Programa Na Mão Certa, Programa Grandes Empreendimentos, Depoimento Especial, Turismo e Grandes Eventos e Infância.
Programa Na Mão Certa
Lançado em 2006, é apoiado por empresas através da assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, um comprometimento público de atuação na proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual. A principal estratégia do Programa é a educação continuada de motoristas de caminhão para atuação como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes através da denúncia de suspeitas ou ocorrências confirmadas de exploração sexual.
Programa Grandes Empreendimentos
Apesar de seu importante significado econômico, grandes empreendimentos também causam impactos negativos nas populações do entorno, incluindo crianças e adolescentes, considerados o grupo mais vulnerável e vítimas, muitas vezes, da mais perversa violação, a exploração sexual. O Programa mobiliza e reúne governos, empresas e sociedade civil para uma atuação intersetorial que tem como grande objetivo prevenir essa violação seja uma obra de infraestrutura, de mobilidade, uma nova indústria ou mesmo um negócio hoteleiro, entre tantas possibilidades.
Depoimento Especial
O projeto que faz parte da iniciativa Justiça oferece metodologias e técnicas não revitimizantes para a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual. A metodologia reduz o número de vezes que uma criança precisa testemunhar e recomenda um espaço acolhedor, um time multidisciplinar treinado na técnica em entrevista forense com crianças e a gravação da entrevista como parte do devido processo legal. Já existem mais de 150 salas de depoimento especial no país.
Turismo
Considerado um setor de vulnerabilidade global, a nossa atuação no turismo teve foco regional em cidades turísticas no Nordeste com projetos intersetoriais para prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes, consolidando políticas públicas. Numa atuação nacional que completou 10 anos em parceria com a rede Atlantica Hotels, a Childhood Brasil se tornou referência na assessoria do setor hoteleiro para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Grandes Eventos e Infância
A atuação durante grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem como objetivo tirar a causa da violência sexual contra crianças e adolescentes da invisibilidade, aproveitando o momento de engajamento da sociedade e dar luz à proteção da infância e da adolescência.
Saiba mais: www.childhood.org.br