Destaques 10 anos | Abril 2017


10 anos de compromissos em ação

Os compromissos do Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras são as diretrizes para as empresas e entidades empresariais atuarem no Programa Na Mão Certa.

Para celebrar os 10 anos do Programa e inspirar os participantes, divulgamos ações que estão alinhadas com os compromissos mas, sobretudo, agregam criatividade e inovação na proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Ao final de cada matéria comentamos e apontamos os compromissos trabalhados na ação.

Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional edifundir boas práticas.
Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema
Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do Pacto.

Informar e incentivar seus funcionários a participar de ações para eliminar o problema.
Apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela, com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos.
Monitorar os resultados de suas ações e
divulgá-las
para a sociedade.
No caso de federações e entidades empresariais representativas, considerando que estas não possuem poder fiscalizador, o compromisso consiste em recomendar a seus associados que observem as práticas recomendadas no pacto.


 
Iniciativa da InterCement para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes vira lei em cidade mineira

Baseando-se na proposta de abordagem do Programa Na Mão Certa, a InterCement criou a Semana Na Mão Certa com o objetivo de sensibilizar motoristas de caminhão, realizando para isso ações nas suas unidades produtoras de cimento que conseguem envolver os motoristas. A proposta deu tão certo que foi instituída como política pública em Santana do Paraíso, agora unindo esforços para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o município por meio da informação e sensibilização da sociedade.

>>  Veja como foi   

   
 
Ações com caminhoneiros integram projeto amplo de proteção em obra de expansão da Fibria em MS

Lançado em 2016, o Programa Agente do Bem de Três Lagoas é uma iniciativa da empresa de celulose Fibria em parceria com a Childhood Brasil. O programa é estruturado para proteger crianças e adolescentes contra a violência sexual, tendo a prevenção como uma das principais diretrizes de sustentabilidade da empresa, principalmente durante as obras de expansão de sua unidade em Três Lagoas (MS), batizado de Projeto Horizonte 2. Motoristas integram a ação como multiplicadores na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, tornando-se Agentes do Bem.

>>  Veja como foi   

   
 
Unidade móvel vai ao encontro dos caminhoneiros para formá-los como agentes de proteção

Criado pela empresa G7 Log Transportes, o projeto Safety Truck caracteriza-se por uma unidade móvel que leva treinamento aos motoristas carreteiros nos mais diversos pontos do Brasil. O objetivo é conscientiza-los sobre questões relacionadas ao trânsito nas estradas, procedimentos de segurança em operações de carregamento e descarga de produtos e sensibiliza-los sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Durante o treinamento, o motorista recebe informações sobre o Programa Na Mão Certa e é orientado a agir como um agente de proteção das crianças e adolescentes.

>>  Veja como foi   

   
 
Em 'blitz educativa', concessionária Rota Atlântico orienta motoristas na véspera do Carnaval

O Programa Cidadania na Pista é uma ação com serviços de saúde, cuidados no trânsito e orientações sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Na blitz do carnaval, cerca de 450 motoristas de veículos leves, pesados e motociclistas foram sensibilizados sobre esse grave problema que afeta a infância. Na abordagem qualificada, os motoristas são incentivados a denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do Disque 100, além de receberem também orientações relacionadas à segurança na estrada.

>>  Veja como foi