Desde o lançamento do Programa Na Mão Certa, diversas ferramentas, conteúdos, pesquisas
e materiais de comunicação foram criados em torno da proposta do Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O material de comunicação visa a ajudar empresas e organizações empresariais a entenderem melhor a complexidade do problema e o papel que podem assumir para ajudar o país a enfrentar essa grave violação de direitos e, com isso, adotarem medidas mais efetivas e alinhadas a sua cadeia de valor.
Entre as diversas ferramentas criadas pelo Programa Na Mão Certa em parceria com Lew'Lara/TBWA, foi desenvolvida uma campanha institucional de comunicação. As signatárias podem e devem utilizar esse material para informar, sensibilizar e engajar seus diferentes públicos de relacionamento.
Como estamos continuamente criando peças novas, é importante manter-se sempre atualizado.
Certamente esse material será estratégico e fundamental para compor o plano de ação da sua empresa ou entidade empresarial.
Apresentamos o material da campanha de comunicação institucional disponível até o momento:
Folder - O folder institucional apresenta o Programa Na Mão Certa e quais são os compromissos do Pacto Empresarial. Pode ser dirigido aos funcionários e outros stakeholders, como, por exemplo, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, entre outros da empresa ou organização empresarial signatária. |
![]() |
Folheto Empresas - O folheto é uma versão reduzida do folder institucional. Pode ser usado para abordagens rápidas como divulgação aos funcionários, em eventos corporativos ou encarte em materiais de comunicação empresarial. |
![]() |
Anúncio - Peça publicitária com a chamada "Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas". O uso deste anúncio é muito amplo, tanto em canais internos quanto externos à empresa, por exemplo, jornais, revistas empresariais e especializadas, veículos de grande circulação e site. Está disponível em diferentes formatos (página simples e dupla). |
![]() |
Cartaz e banner - Peças de comunicação com a chamada "Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas". Material recomendado para divulgar a adesão da empresa ao Programa para os funcionários e outros stakeholders. Também pode ser usado em eventos ou locais de circulação de pessoas. |
![]() |
Outdoor - Peça publicitária com a chamada "Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas". O uso deste outdoor é recomendado em qualquer estrada ou rodovia, pois busca despertar a atenção da sociedade para o fenômeno. |
![]() |
|
|
|
Filme Institucional - Este Guia vem acompanhado do filme institucional que apresenta o Programa, sua importância e o papel das empresas. Não é um material dirigido aos caminhoneiros. Pode ser utilizado na mobilização dos funcionários, que devem apoiar a realização das ações, e no diálogo com outras empresas (fornecedores, clientes e outros parceiros de negócio). |
![]() |
Revista Na Mão Certa - A revista é uma publicação temática do Programa que de, tempos em tempos, divulga os resultados, pesquisas, ações empresariais e artigos especializados sobre o fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. |
![]() |
|
Anúncios empresariais - Peças publicitárias com chamadas para engajamento do setor empresarial na causa. O uso sugerido desses anúncios é exclusivo em veículos empresariais e/ou segmentados.
Além da campanha de comunicação institucional, também foi criada uma campanha dirigida à informação e à sensibilização dos caminhoneiros. Apresentamos os materiais disponíveis até o momento:
Folheto informativo - Peça de divulgação com a mesma chamada "Caminhoneiro, juntos vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas - Seja um agente de proteção. Ligue 100 e denuncie". Recomendado para abordagens rápidas de caminhoneiros em pontos de grande circulação, como pedágios, eventos, postos de combustível, balanças, postos de saúde, etc. O material é uma ótima ferramenta para envolver caminhoneiros terceirizados e autônomos. |
![]() |
Filme O Brasil Na Mão Certa - Curta metragem que apresenta o Programa Na Mão Certa por meio dos personagens dos Guias Na Mão Certa, Geraldo e Marcelo. Está baseado num diálogo sobre a importância do caminhoneiro no desafio de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes nas estradas, em especial de enfrentar a exploração sexual. O filme é uma ótima ferramenta de sensibilização inicial de envolvimento dos caminhoneiros. |
![]() |
CD Na Mão Certa - Produzido com apoio e locução do jornalista e radialista Pedro Trucão, profissional dedicado a falar com os caminhoneiros e dar voz a estes profissionais, são 46 minutos de mensagens de conscientização dirigida aos caminhoneiros e muita música, com seis canções das duplas Bruno & Marrone e João Neto & Frederico e da banda Barra de Saia (duas de cada artista). Todos eles participaram do Programa ao doar os direitos autorais das músicas para a causa do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. No verso da capa do CD o caminhoneiro notará uma mensagem, pedindo para que, após ouvi-lo repetidas vezes, repasse o CD para presentear um colega de estrada. Assim, será possível alcançar várias pessoas com o mesmo CD e formar uma corrente de disseminação da causa, no intuito de multiplicar agentes no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. |
![]() |
Spots de rádio - Produzidos com apoio e locução do jornalista e radialista Pedro Trucão, profissional dedicado a falar com os caminhoneiros e dar voz a estes profissionais. As vinhetas chamam a atenção do motorista para o problema, ressaltando a importância destes no engajamento da causa. Os spots de rádio podem ser usados gratuitamente pelas empresas e entidades empresariais signatárias em qualquer rádio, na empresa ou em eventos. Oferece espaço para gravação da marca da empresa, que pode ser solicitada diretamente à produtora do Pedro Trucão. Para fazer download dos spots gratuitos, acesse. |
![]() |
Brindes - Por solicitação das empresas signatárias já foram criados bottons, pins, nécessaires, bonés e camisetas. As signatárias também podem criar outros materiais. Essas peças são direcionadas a eventos de confraternização, mutirões de cuidados preventivos com a saúde, com a segurança nas estradas, entre outras possibilidades. |
![]() |
IMPORTANTE: Todos materiais estão disponíveis com exclusividade para as signatárias do Pacto Empresarial. Está autorizado a inserir o logo da empresa ou entidade empresarial e aprovar com a coordenação do Programa. Para acesso, envie solicitação à Central de Atendimento informando as peças que deseja utilizar através do e-mail: . |