O Programa Na Mão Certa tem como principal objetivo promover uma ampla união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Lançado em 2006 pela Childhood Brasil, o Programa Na Mão Certa congrega as empresas através da adesão ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O objetivo é enfrentar essa grave violação de direitos humanos.
Empresas e entidades empresariais, em todo o país, aderiram ao Pacto Empresarial, propondo ações para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual nas estradas.
A principal estratégia adotada pelas empresas é a sensibilização dos motoristas de caminhão, para que atuem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Para isso, foi implantado um processo de educação continuada, que estabelece a troca de experiências e informações sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Dentre os materiais à disposição do motorista, destaca-se a coleção de Guias Na Mão Certa para caminhoneiros.
Outra forma de sensibilizar as empresas e a sociedade em geral é a campanha contínua de comunicação. Com o tema “Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”, a agência Lew'Lara\TBWA criou peças de propaganda que se transformaram em outdoors, anúncios, cartazes e banners. Os materiais estão à disposição das empresas e de suas áreas de comunicação.
Além da campanha institucional, o Programa Na Mão Certa também disponibiliza campanhas temáticas ao longo do ano, em datas específicas, como a campanha #Brasil na Defesa da Infância, desenvolvida pela Lew´Lara\TBWA, com a participação de duas grandes estrelas do futebol brasileiro: Neymar Jr. e Daniel Alves.
Governo e Sociedade
Com a parceria estratégica do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Programa Na Mão Certa incentiva as empresas a desenvolverem ações que estejam em sintonia com as suas iniciativas de responsabilidade social empresarial. O ideal é que a empresa envolva, nesse processo, todas as áreas ligadas ao transporte rodoviário de cargas, nos diversos elos da cadeia produtiva.
Através da estreita relação da Childhood Brasil com órgãos governamentais e intersetoriais, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa alcançou constantes melhorias nos mapeamentos dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais.
Acesse o último mapeamento 2011|2012 | ![]() |
Visão de Futuro 2014|2018
O Programa Na Mão Certa começou uma nova fase em 2014. A grande novidade é unir as empresas para uma atuação em rede, o que permite aproveitar o que há de melhor no tocante ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. O objetivo da rede é aproveitar o que está dando certo em uma empresa e disseminar essa prática para que as outras empresas do mesmo setor econômico possam incorporar, aprender e adaptar.
Todos saem ganhando com a atuação em rede. Ela potencializa a capilaridade e aprimora as ações existentes, pois trabalha com a exemplaridade, com o esforço coordenado entre as empresas.
A atuação em rede permite resultados mais efetivos. Com uma sintonia maior entre as empresas, é possível a realização de projetos conjuntos que envolvam ações de advocacy, mobilizações do setor e da sociedade civil para o tema, ações setoriais lideradas por grupos de empresas e ampliação do número de parceiros para atividades estratégicas.
Nessa atuação, a contribuição do Programa Na Mão Certa se dará pela disseminação do conhecimento sobre a causa. Para isso, lançará mão de práticas educativas, pesquisas, desenvolvimento de estudos, divulgação de resultados, reconhecimento público das empresas e entidades empresariais.
Conheça a trajetória do Programa Na Mão Certa | ![]() |
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