A Responsabilidade Social Empresarial tem um papel fundamental e transformador. Uma empresa socialmente responsável reconhece os impactos do seu negócio no meio ambiente e na vida das pessoas e toma medidas de prevenção e mitigação de riscos. Atuar com responsabilidade social é ir além do parâmetro mínimo estabelecido pelas regras estatais, é buscar negócios mais éticos, socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis. 

Programa Na Mão Certa posiciona o enfrentamento da ESCA como valor na gestão dos negócios, alinhado aos princípios de Direitos Humanos e Empresas (ONU), aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e a Agenda ESG. 

Oferecemos Soluções & Ferramentas a todas as empresas participantes para mitigação de riscos, facilitando a sensibilização e o engajamento dos públicos interno e externo pela proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual. 

Em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Programa se relaciona diretamente com as metas 5.2, 8.7 e 16.2. 

Metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionadas à violência contra crianças e adolescentes

Objetivo 5
Alcançar a igualdade de gênero e emponderar todas as mulheres e meninas.
Meta 5.2 – Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

Objetivo 8
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Meta 8.7 – Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.

Objetivo 16

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Meta 16.2 – Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.

Ao consolidar nossas ações como ferramentas de ESG, o Programa Na Mão Certa abriu novas frentes de atuação, como as viagens corporativas, projetos territoriais e projetos sob medida para desafios pontuais das empresas participantes e demais parceiros, fortalecendo a mitigação de riscos no negócio e fomentando impactos positivos. 

Alguns instrumentos de mercado relacionados à responsabilidade social corporativa para auxiliar as empresas a gerirem seus recursos e atingir seus objetivos estratégicos passaram a contemplar a agenda de Direitos Humanos de crianças e adolescentes e seus princípios. Isto reforça a importância do Programa Na Mão Certa como uma ferramenta de promoção do compromisso com a prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes.

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE B3): Indicador de desempenho de uma carteira teórica de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), composta por papéis de empresas selecionadas, anualmente, por se destacarem quanto às suas estratégias, políticas e práticas relacionadas à sustentabilidade. A valorização das ações desse seleto grupo de empresas, junto aos investidores, ocorre tanto por uma questão de valor e postura quanto pela menor exposição a riscos. O índice contempla a exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) como item da análise de gestão das empresas, questionando sobre a existência de um compromisso formal com a causa e o alcance de implementação deste compromisso (2007).

MANUAL DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS: Ferramenta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) voltada às diferentes áreas de empresas privadas, envolvidas na decisão de seleção de fornecedores. Auxilia na decisão de compra baseada em critérios de sustentabilidade. Entre os critérios recomendados, desde 2014 consta a participação de empresas no Programa Na Mão Certa.