Conheça as principais parcerias do Programa Na Mão Certa e como elas consolidam o compromisso de atuação intersetorial pela proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.  

Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Childhood Brasil, realiza desde 2009 o mapeamento de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) nas rodovias federais, por meio do Projeto MAPEAR. O levantamento destas informações se tornou uma importante ferramenta para subsidiar a elaboração de políticas públicas que tenham como foco o enfrentamento desta violação de direitos. A partir do diagnóstico da real situação da ESCA, é possível aprimorar as ações de enfrentamento desta gravíssima situação no território brasileiro. Os níveis de criticidade dos pontos orientam as ações de repressão da PRF em operações contínuas para resgate de crianças e adolescentes. As empresas participantes do Programa Na Mão Certa têm acesso exclusivo e confidencial à lista de pontos, para potencializar as ações de enfrentamento com foco nos pontos críticos e de alto risco.  

Childhood Brasil formalizou parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, em 2017, para potencializar as ações de enfrentamento da ESCA nas estradas. Por meio da integração do Programa Na Mão Certa com o Proteção, foi criada a estratégia de Unidades Protetoras, que contam com colaboradores do SEST SENAT, formados para atuação na causa.

Desde 2005, a Childhood Brasil é parceira da Revista Caminhoneiro, elaborando para a publicação a coluna mensal Na Mão Certa.O objetivo desta parceria é divulgar o Programa Na Mão Certa, informar e sensibilizar caminhoneiros e caminhoneiras sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual e torná-los agentes de proteção.

Desde 2011, a Childhood Brasil é parceira da Revista O Carreteiro, produzindo página mensal para a publicação. Esta parceria visa a divulgar o Programa Na Mão Certa, informar e sensibilizar caminhoneiros e caminhoneiras sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual e torná-los agentes de proteção.

Parceria firmada em outubro de 2023, para veiculação do quadro semanal “Pé Na Estrada Na Mão Certa”. Todas as sextas-feiras, entre 4h45 e 5h, o jornalista Pedro Trucão ampliará o diálogo sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes com caminhoneiros e caminhoneiras, importantes aliados do Programa Na Mão Certa e agentes de proteção nas estradas.

O jornalista Pedro Trucão tornou-se embaixador do Programa Na Mão Certa em 2011. Desde então, tem sido uma voz incansável pela proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas estradas. Além de oferecer espaço em seus programas de rádio para falar deste tema, é um porta-voz importante nas ações de Educação Continuada e nos eventos com caminhoneiros e caminhoneiras. 

A cantora Sula Miranda tornou-se embaixadora do Programa Na Mão Certa em 2019. Seu carisma e importância trazem uma contribuição ímpar no diálogo com os motoristas de caminhão. Como embaixadora, ela participa de eventos do Programa, grava vídeos e mensagens de relevância para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.