A Educação Continuada é o coração do Programa Na Mão Certa. Foi desenvolvida para sensibilizar os profissionais do transporte de carga a atuarem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual. 

São chamados de agente de proteção todos os cidadãos que conhecem a ESCA e passam a ter informações e instrumentos para atuar diante de situações suspeitas ou confirmadas do problema.

Nas empresas, a Educação Continuada é desenvolvida por meio do Multiplicador, colaborador que recebe materiais de apoio oferecidos pelo Programa

As atividades contínuas propostas pela Educação Continuada junto aos caminhoneiros e caminhoneiras já alcançou resultados muito positivos. A quarta edição da pesquisa O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro, realizada em 2021 pela Childhood Brasil em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, mostrou que 10% dos caminhoneiros entrevistados já fizeram sexo com crianças e adolescentes em situação de exploração. Este número já foi pior: no primeiro estudo, realizado em 2005, o percentual era de 37%.

Para atuar como Multiplicador, deve ser escolhido preferencialmente o colaborador da empresa que esteja constantemente em contato com os diferentes públicos internos. Ele será formado pelas oficinas oferecidas pelo Programa para executar ações presenciais ou virtuais.

  • Para as ações presenciais são considerados as rodas de conversa, processos de integração, eventos em datas especiais e outras oportunidades identificadas pela empresa, sempre com o objetivo de aliar a Educação Continuada à valorização dos motoristas, promovendo a qualidade de vida e o respeito aos direitos humanos.
  • Entre as ações virtuais do Programa, se destaca Juntos Na Mão Certa, um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para profissionais do transporte rodoviário de carga, com trilhas reunindo dicas sobre saúde, melhoria da qualidade de vida, fortalecimento do convívio familiar, finanças pessoais e, de forma transversal, conteúdo para reforçar a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.