Programa Na Mão Certa promove um amplo compromisso intersetorial para mitigar os riscos de exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA), no âmbito de setores produtivos, fomentando impactos positivos.

O primeiro passo para uma Empresa participar do Programa é a assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras e aformalização da forma de adesão ao Programa. Saiba mais em “Faça Parte”

Como participante, o próximo passo é implementar ações de prevenção e de enfrentamento da ESCA, por meio do Soluções & Ferramentas e da Educação Continuada, iniciativas de apoio oferecidas pelo Programa

O processo começa com a escolha e a capacitação de colaboradores como Ponto Focal e Multiplicador. A formação destes profissionais é realizada por meio de oficinas oferecidas pelo Programa Na Mão Certa, que reúnem informações sobre o passo a passo das ações a serem desenvolvidas. 

A escolha dos colaboradores que atuarão como Ponto Focal e Multiplicador na empresa é muito importante.

O Ponto Focal será responsável pela implantação do Programa Na Mão Certa, identificando oportunidades para aprimorar a gestão estratégica e a operação para prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA), entre diversos públicos de relacionamento da empresa, internos e externos. 

Já o Multiplicador deve ser, preferencialmente, o colaborador da empresa constantemente em contato com os profissionais do transporte de carga e de operações logísticas (caminhoneiros, caminhoneiras, motoristas de caminhão, aquaviários, entre outros), pois cabe a ele disseminar a causa e engajá-los como agentes de proteção de crianças e adolescentes por meio das ações de Educação Continuada.

As empresas que apresentam evidências de atuação estabelecidas pelo Programa são reconhecidas anualmente.  

Ferramentas de atuação do Programa Na Mão Certa