O nosso propósito é conectar pessoas para que entendam a exploração sexual como um problema urgente da sociedade e sejam ativas na proteção de crianças e adolescentes.

Programa Na Mão Certa sensibiliza e mobiliza pessoas, empresas, governos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de formar um Círculo de Proteção para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes (ESCA), em todo o País. 

Lançado em 2006, como um movimento intersetorial, o Programa é uma iniciativa da Childhood Brasil, organização da sociedade civil, cuja missão é estimular, promover e desenvolver ambientes de apoio e soluções para prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual, bem como a violência contra crianças e adolescentes.

Programa Na Mão Certa atua de forma mais ampla com o setor privado, valorizando a inclusão dos direitos da criança e do adolescente na Agenda ESG das empresas, alinhado aos debates sobre Direitos Humanos e Empresas e, também, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O objetivo é mostrar a urgência de proteger no presente crianças e adolescentes, para garantir o seu futuro. Para isto, o Programa posiciona a causa ao lado de outros temas relevantes, como diversidade, inclusão, questões de raça e gênero, Pessoas Com Deficiência e voluntariado. 

Compromisso público

A criação pioneira do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras foi a primeira ação do Programa e se tornou referência na promoção de um compromisso público voluntário de empresas e entidades empresariais, perante a sociedade, para enfrentarem esta grave violência.

Pacto Empresarial parte do princípio de que empresas socialmente responsáveis não podem admitir qualquer violação de Direitos Humanos, especialmente contra crianças e adolescentes, em suas dependências, nas operações de logística ou em outros elos da cadeia produtiva. Assim, ao aderir ao Pacto Empresarial, elas passam a fazer parte do Círculo de Proteção, ao lado de outras empresas, e recebem apoio e orientação para prevenir e enfrentar a ESCA.

Além do setor privado, o Programa Na Mão Certa, por atuar a partir de um compromisso público e também intersetorial, tem parcerias estratégicas com órgãos públicos e entidades não governamentais.

E, para se aprofundar no entendimento da ESCA, desenvolve estudos e pesquisas  sobre o tema.

Para saber como participar do Programa Na Mão Certaclique aqui.