A Educação Continuada é o coração do Programa Na Mão Certa. Foi desenvolvida para sensibilizar os profissionais do transporte de carga a atuarem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual.
São chamados de agente de proteção todos os cidadãos que conhecem a ESCA e passam a ter informações e instrumentos para atuar diante de situações suspeitas ou confirmadas do problema.
Nas empresas, a Educação Continuada é desenvolvida por meio do Multiplicador, colaborador que recebe materiais de apoio oferecidos pelo Programa.
As atividades contínuas propostas pela Educação Continuada junto aos caminhoneiros e caminhoneiras já alcançou resultados muito positivos. A quarta edição da pesquisa O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro, realizada em 2021 pela Childhood Brasil em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, mostrou que 10% dos caminhoneiros entrevistados já fizeram sexo com crianças e adolescentes em situação de exploração. Este número já foi pior: no primeiro estudo, realizado em 2005, o percentual era de 37%.
Para atuar como Multiplicador, deve ser escolhido preferencialmente o colaborador da empresa que esteja constantemente em contato com os diferentes públicos internos. Ele será formado pelas oficinas oferecidas pelo Programa para executar ações presenciais ou virtuais.